Santa-marienses prestigiam o Festival de Cinema de Gramado

Bernardo Abbad

Santa-marienses prestigiam o Festival de Cinema de Gramado
O produtor santa-mariense Paulo Tavares, junto com o diretor Ariel Ferreira, a atriz Hermila Guedes, o ator Nando Cunha e o editor Germano de Oliveira compuseram o júri dos curtas-metragens brasileiros. (Fotos: Sérgio Marques)

Um filme acreano que fala sobre o impacto da chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil na Amazônia foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado. “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, levou seis kikitos, incluindo os três principais de atuação. No elenco, nomes como Chico Diaz e a ex-BBB Gleici Damasceno, em sua estreia como atriz.

Santa Maria também esteve presente no Festival: um dos curtas brasileiros lançados no festival foi escrito por Leonardo Peixoto e pelo santa-mariense Luiz Alberto Cassol. “O Caminho de Hans” mostra o impacto do cooperativismo a partir da perspectiva de um menino. Alguns santa-marienses também foram conferir de perto a festa do cinema no Palácio dos Festivais. Para o relações públicas e Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, Sérgio Marques, estar na edição de 50 anos do Festival foi uma experiência incrível:

– Além de reencontrar amigos, me chamou a atenção de como o festival a cada ano se reinventa, se atualiza e dialoga junto com a sociedade o que é pertinente para o momento. O debate sobre a Lei Emergencial Paulo Gustavo (que favorecerá boa parte do segmento do audiovisual) foi um dos importantes encontros que participei, pois teremos muitos desafios pela frente para implementá-la.

Serginho Marques com os atores Tarcísio Filho (à esq.) e Juliana Silveira.

Leia também

Revista MIX: 5 motivos para celebrar o Patrimônio Histórico de Santa MariaSexteto musical VocaPampa busca apoio para viabilizar projeto audiovisualCâmara de Vereadores celebra Mês da Cultura com exposição, oficina e apresentações nesta quarta-feiraViva o Campus e Circuito Cultural nos Museus movimentam Santa Maria

À esquerda, a Superintendente da Cultura de Santa Maria, Liciane Brum com o ator Felipe Roque e a atriz Caroline Dallarosa.Ao lado, a atriz santa-mariense Louise Clós (à esq.) com a também atriz Malu Falangola.

O produtor audiovisual e diretor Paulo Tavares, idealizador da TV OVO, foi um dos jurados da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros. Ele recebeu o convite de Léo Scott, um dos coordenadores de conteúdo do festival. Para ele, foi uma experiência incrível e única:

– Foram dez dias de contato com uma diversidade de produções cinematográficas de qualidade. Foi muito satisfatório ver que as produções que estiveram presentes no festival estão muito conectadas com as temáticas atuais e necessárias da sociedade. Também houve momento de trocas, aprendizado, conhecimento, a criação de novos vínculos profissionais.

Entre os curtas, o mais premiado foi “o Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli. A atriz Jéssica Ellen venceu na categoria de Melhor Atriz, pelo curta “Último Domingo”.

Em uma edição comemorativa aos 50 anos do Festival, que voltou a receber realizadores, elenco e público após dois anos em formato remoto, a Serra Gaúcha se tornou palco de debates e encontros entre agentes culturais e o animado público que circulou por Gramado entre 12 e 20 de agosto. Grandes nomes do cinema foram celebrados com os famosos kikitos ou homenageados com troféus, como o Oscarito, tradicional honraria do evento, concedida desde 1990; este ano, o homenageado foi o ator Marcos Palmeira.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Artista santa-mariense lança marca própria de maquiagem Anterior

Artista santa-mariense lança marca própria de maquiagem

Sob pedidos por justiça, corpo de Gabriel é sepultado em cemitério de São Gabriel Próximo

Sob pedidos por justiça, corpo de Gabriel é sepultado em cemitério de São Gabriel

Geral